Voluntário e paciente em umas das ações do INCAvoluntário na cidade do Rio de Janeiro\

 

INCAvoluntário: Exemplo de cidadania e responsabilidade social

Neste ano a AMBRA e a Área de Ações Voluntárias do INCA (INCAvoluntário) completam cinco anos de parceria. Um dos objetivos da articulação entre as instituições é garantir que pacientes oncológicos que se encontram em vulnerabilidade econômica tenham a ajuda necessária para o transporte durante a realização do tratamento.

De acordo com informações cedidas pelo INCA, o procedimento para o paciente obter o auxílio transporte consiste em uma avaliação prévia do Serviço Social da Instituição, responsável por realizar uma análise do perfil socioeconômico e por meio deste, caso houver necessidade de apoio, o mesmo será encaminhado para o INCAvoluntário. Segundo o relato de uma das beneficiadas, o auxílio transporte é fundamental para que a filha realize o tratamento sem interrupções.“Parei de trabalhar por causa do tratamento e, se não fosse essa ajuda, minha filha teria que interromper a quimioterapia e todo o restante do tratamento, pois eu não teria como pagar o transporte”, disse Fernanda Calixto, mãe da paciente Gabriela Calixto, de 15 anos.

Fernanda que é moradora do município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, conta que já pediu ajuda financeira aos vizinhos para vir ao hospital. “Antes de receber o auxílio, eu enfrentei muitas dificuldades, tinha que pedir dinheiro emprestado e não conseguia devolver. Chegou a um ponto em que as pessoas não me ajudavam mais”, contou Fernanda que precisa, em média, de quatro conduções por dia para conseguir realizar o tratamento de Gabriela.

Iniciativas como essa integram as atividades de apoio à filantropia realizada pela Ambra. Hoje, são mais de dez instituições beneficiadas mensalmente entre elas asilos, creches e instituições de apoio à deficientes. Para Angélica Nasser, supervisora do INCAvoluntário, a Ambra é uma grande parceira. “É uma corrente do bem com cerca de 600 voluntários. Toda essa parceria faz com que nossas atividades possam ser concluídas. A doação é muito bem-vinda”, disse.

Quando questionada sobre como atitudes como essa podem beneficiar a sociedade, Angélica declarou que a população está cada vez mais consciente do seu papel. “As pessoas estão mais cientes da importância dessa ajuda. Isso proporciona uma sociedade melhor para viver. A ajuda coletiva faz toda a diferença e nos possibilita tornar a vida dos pacientes em tratamento menos difícil, já que os mesmos estão fragilizados devido à doença”, afirmou a supervisora, em entrevista.